Autoras

sexta-feira, 29 de março de 2013

Estamira, a lúcida sem lucidez


   Estamira Gomes de Sousa trabalhou por muitos anos no lixão Jardim Gramacho. Era uma mulher que apesar dos distúrbios mentais apresentava um discurso reflexivo capaz de gerar debates sobre a nossa sociedade. A catadora ficou conhecida por protagonizar um documentário que tinha o mesmo nome que ela. Morreu aos 70 anos por causa de uma infecção generalizada.

   Assista à Estamira


Por Priscila Pacheco


domingo, 17 de março de 2013

Pelos cinemas de Sampa


   Na última sexta-feira, 15 de março, o jornal O Estado de S. Paulo publicou uma pesquisa bastante interessante sobre os cinemas de São Paulo. Seis repórteres visitaram 59 cinemas na capital e Grande São Paulo. Lendo a pesquisa descobri que em cinemas de luxo servem comida durante a exibição do filme. 

   Como uma cinéfila assumida achei legal as poltronas super confortáveis, mas restaurante dentro da sala de cinema não rola. Imaginem o garçom circulando pela sala toda hora só para servir aqueles pratos chiquérrimos? Tudo pode até ser bem saboroso, mas é melhor deixar para depois do filme.

   Eu gosto mesmo é dos cineclubes. Eles não têm as poltronas do Cinépolis JK Iguatemi, mas têm outras qualidades. O CineSesc, por exemplo, tem um ambiente muito agradável. Na recepção você pode aguardar tranquilamente na recepção tomando café na bonbonnière, conversando nos confortáveis sofás, vendo uma exposição ou até lendo jornais e revistas que ficam disponíveis por lá. Sem contar que no CineSesc tem Cinema de Vela. 

   Vela? Como assim? É uma discussão sobre cinema que dura até a vela se apagar. A inspiração veio de uma roda de samba em que as pessoas cantam sambas novos de compositores que não são famosos. A roda termina junto com a chama da vela.

   Enfim, temos uma variedade enorme de bons cinemas em São Paulo que servem para diversos gostos. Se você tem dinheiro e não se importa com garçons circulando pela sala vá ao Cinépolis JK Iguatemi. Se prefere um Cineclube vá ao CineSesc, Centro Cultural Banco do Brasil (fui assistir a um filme indiano lá), Cinusp, Cinemateca Brasileira e por ai vai. 

Por Priscila Pacheco

segunda-feira, 4 de março de 2013

domingo, 3 de março de 2013

ONU realiza evento para discutir violência contra a mulher

Say NO - UNiTE


   Nesta segunda-feira (04/03) começa a 57ª Sessão da Comissão sobre a Condição da Mulher, nas Nações Unidas (ONU). O evento reunirá governos e ativistas de todo o mundo para discutir sobre como prevenir e finalizar a violência contra a mulher.

   Queria muito que essa comissão trouxesse o fim dos atos violentos que atingem o público feminino, mas diante da sociedade em que vivemos creio que esse desejo está muito distante. Talvez consigamos mais apoio e novas campanhas, mas não a extinção. Penso assim porque vivemos num mundo sexista em que o sexo masculino é posto acima do feminino em muitas sociedades.

   De qualquer forma vou acompanhar a comissão e torcer para que algo de positivo surja para pelo menos diminuir a situação drástica da mulher. 

Por Priscila Pacheco