Autoras

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

“Intuição tem tudo a ver com memória”, informa o neurocientista Gilberto Xavier

   Você acha que a mulher é mais intuitiva que o homem? O que significa intuição para a ciência? A segunda parte da entrevista do Dr. Gilberto Xavier fala sobre este assunto.

O que a ciência pensa sobre intuição?
Intuição tem tudo a ver com memória. A intuição nada mais é do que usar bancos enormes de memória que você já tem para fazer uma previsão a cerca de um momento. Intuição joga com probabilidades, o que pode acontecer. Estamos no mundo do objetivo e do concreto. Não é mágica.

E a questão de que as mulheres são mais intuitivas do que o homem?
É verdade. As mulheres são treinadas socialmente a prestar mais atenção a ambientes internos e expressões faciais. O sexto sentido feminino é na verdade uma capacidade de perceber expressões faciais. Tem toda uma história de que as mulheres extraem muitas informações das expressões não verbais dos outros.

Seriam pessoas mais perceptivas, mas estamos no mundo do objetivo e do concreto, ou seja, são percepções, são probabilidades que fazem com que as pessoas achem que algo vai acontecer. Pode ser até que aconteça aquilo que ela estava prevendo, mas não é mágico, não é que ela antecipou. 

Então nesse caso não há intuição melhor ou pior, porque o homem também tem. 
Você tem razão, o homem tem habilidades distintas. Por exemplo: se você pega um homem e coloca numa situação de orientação espacial em ambiente aberto, ele é melhor. Já a mulher é melhor em ambientes fechados. 

   *O próximo post aborda a doença de Alzheimer e de Parkinson.


Um comentário:

  1. concordo , to fazendo uns exames neurológicos para saber o que ta acontecendo la dentro eu fui em um medico que disse que meu cérebro tinha algo diferente ,no exame mais disse que era natural

    ResponderExcluir