Organizações ligadas à internet, ong’s e ativistas defensores do livre acesso à rede lançaram ontem, dia 02/07, um documento que defende a liberdade na web.
O principal objetivo da manifestação é convidar comunidades, governos e corporações a defenderem uma rede aberta e sem limitações de leis. A “Declaração de liberdade na Internet” apresenta cinco princípios básicos que, de acordo com o documento, estimula a inovação, a criatividade e a transformação para uma sociedade mais aberta. Liberdade de expressão, inclusão digital, abertura da internet, incentivo à inovação e garantia da privacidade norteiam o documento.
5 princípios básicos da Declaração:
EXPRESSÃO: não censura a internet.
ACESSO: promover acesso universal a redes rápidas e acessíveis.
ABERTURA: manter a internet como uma rede aberta em que todos são livres para se conectar, comunicar, escrever, ler, assistir, falar, ouvir, aprender, criar e inovar.
INOVAÇÃO: proteger a liberdade de inovação e criação sem licença. Não bloquear novas tecnologias e não punir inovadores pela ação de seus usuários.
PRIVACIDADE: proteger a privacidade e defender a habilidade individual de controlar como seus dados e aparelhos são usados.
Por Bruna Freesz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário