Autoras

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Em São Paulo há quem não saiba o significado do feriado de 9 de julho


   Desde o ano de 1997 é lei que todo dia 9 do mês de julho seja feriado no Estado de São Paulo. No entanto, muitos dos que vivem por aqui não têm a mínima ideia do significado dessa data. 9 de julho tem um destaque importante na História do Brasil, pois foi o dia em que deflagrou a Revolução Constitucionalista, em 1932.

   Para compreender essa Revolução é preciso conhecer o cenário em que São Paulo estava naquela época. A década de 1930 foi marcada pelo fim da República Velha, assim como a queda da política do “Café com leite” e pela chegada de Getúlio Vargas ao poder. Getúlio pôs em prática ações que desagradaram à elite paulistana, como o fechamento do Congresso Nacional e anulação da Constituição de 1891. Além disso, estes eram adeptos da política “Café com leite” e haviam sido derrotados na Revolução de 1930.

Cavalaria rondando as ruas de São Paulo.
   No dia 23 de maio de 1932, entre manifestações, o grupo opositor e os apoiadores de Getúlio Vargas entraram num conflito que causou a morte de alguns estudantes: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, que ficaram conhecidos como MMDC. Esses assassinatos fizeram com que São Paulo decidisse que a luta armada seria a única solução. Sendo assim, em 9 de julho eclodiu a Revolução Constitucionalista.

   Entre as batalhas os paulistas conseguiram muitos voluntários para lutar, mas em 02 de outubro do mesmo ano foram derrotados por Getúlio Vargas. Todavia, os paulistas conseguiram certa vitória, porque após o conflito Getúlio convocou eleições para uma Assembleia Constituinte, que promulgou a Constituição do Brasil em 1934.

   Confiram no vídeo a seguir o historiador Bóris Fausto falando sobre a Era Vargas, inclusive sobre a Revolução Constitucionalista.


Por Priscila Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário