Autoras

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Primeiro dia da SIP fala sobre liberdade de imprensa e direito à privacidade


“Democracia e liberdade de imprensa são irmãs siamesas, uma não pode sobreviver sem a outra”, diz a atriz Regina Duarte em seminário do primeiro dia da 68º Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa – SIP. O seminário que teve a moderação da jornalista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, levantou questionamentos como, “onde termina o interesse público e começa a invasão da privacidade?”, “em que situações a intenção de proteger o indivíduo pode confundir com (ou transformar-se em) cerceamento ou censura?”. 

Essas questões trouxeram para o debate o fato de que se existe uma imprensa que explora a vida privada de pessoas públicas é porque há quem goste e consuma. “Pessoas vítimas da curiosidade patológica”, afirma Regina Duarte. Sendo assim, o que podemos dizer sobre fotografar alguém escondido e vender a imagem? É uma ação ética? Analisando o inciso X do artigo 5 da Constituição Brasileira podemos dizer que não, pois ele afirma que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

Todavia, proibir um jornalista de publicar uma fotografia não pode ser uma censura? De acordo com a advogada Taís Gasparian, “não há uma regra que proíba algo, mas uma avaliação que deve acontecer somente depois da publicação para que não haja censura”. Taís ainda reforça que “é preciso procurar um jornalismo ético e que não se proíba nada, no entanto, é difícil o equilíbrio nessa área”.

O primeiro dia da SIP também apresentou um workshop sobre infografia multimídia, em que profissionais do The New York Times, El País e editora Abril falaram sobre as tendências e mostraram trabalhos realizados desde os primeiros até os mais atuais infográficos. O evento mostrou a força com a qual a infografia surgiu e o quanto ela deve progredir com a era digital.

*Estou participando da SIP e pretendo mostrar um pouco do que foi discutido na assembleia.

Por Priscila Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário