Autoras

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Falta educação que incentive a prática do trabalho voluntário


  Apenas 25% dos brasileiros fazem ou já fizeram trabalho voluntário, é o que revela uma pesquisa realizada pelo IBOPE e Rede Brasil Voluntário. Qual a causa deste número pequeno? Falta de tempo? Ausência de solidariedade? Talvez não. O problema deve estar na falta de uma educação incentivadora em nosso país.
Arrecadação de agasalhos

O povo brasileiro tem uma essência boa, mas grande parte não é educada para realizar ações voluntárias. Muita gente não sabe que existem várias maneiras de ajudar mesmo tendo pouco tempo disponível. O trabalho voluntário pode ser realizado em locais, como, ONGs, asilos e hospitais. Doar sangue e coletar doações, também são atividades voluntárias.

  Isso quer dizer que até aqueles que vivem reclamando da falta de tempo podem ajudar. O essencial é se organizar e escolher algo que goste e esteja de acordo com os horários disponíveis. Em várias cidades brasileiras existem centros de voluntariado, que oferecem palestras gratuitas para esclarecer dúvidas, e ajudar as pessoas a escolherem um trabalho de acordo com o seu perfil.

  O trabalho voluntário proporciona um crescimento pessoal de grande valor. Ajudar o próximo em qualquer ocasião deve ser um ato presente no dia a dia do homem, independente de credo ou classe social. Enfim, ser voluntário é doar tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário.

  Sobre esse assunto confira uma canção do Conselho para a Promoção do Voluntariado, de Portugal. 


Por Priscila Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário