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sábado, 28 de julho de 2012

Vai pra onde? O futuro do jornal impresso – Parte 3


   

   No século XX o rádio e a televisão ganharam a simpatia da sociedade mundial tomando mais tempo das pessoas que os veículos impressos. No entanto, é a internet que está sustentando a crise da mídia impressa, principalmente nos países desenvolvidos. Segundo uma pesquisa divulgada pelo Pew Research’s Center Project for Excellence in Journalism (PEJ), em 2011, as tiragens e o número de profissionais nas redações estão diminuindo. A pesquisa mostra que os americanos estão dando prioridade ao uso da web para o acompanhamento de informações. E a publicidade segue o mesmo caminho. 

   Essa situação tem ganhado vantagem por causa do avanço da tecnologia que permite a leitura de textos nos mais diversos lugares graças à invenção de aparelhos, como smartphones,  e-reader e  tablets. Inclusive o uso desses aparelhos em relação aos computadores fixos aumentou bastante. A seguir está o gráfico produzido devido a um estudo divulgado pela Morgan Stanley, em 2009, que mostra essa situação.



   Já no Brasil, a Associação Nacional dos Jornais (ANJ) mostra que a produção de periódicos ainda está em alta. Por exemplo, em 2001, o Brasil possuía cerca de 1.980 jornais. Já em 2009 esse número alcançou os 3.466. Para o coordenador do curso de jornalismo da PUC-Rio, professor Leonel Aguiar, o crescimento nas tiragens ocorreu devido à melhoria econômica do país nos últimos anos.

   No próximo post confira a opinião de vários jornalistas sobre o fim do jornal impresso.

Por Priscila Pacheco

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