Autoras

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Modigliani: um artista independente de vida curta e intensa

Grand Nu Allonguè


   Encerra-se no próximo dia 15 de julho a exposição “Modigliani: Imagens de uma vida”, no MASP. A mostra traz obras do Modigliani Institut Archives Légalés Paris-Roma, de colecionadores particulares e do próprio acervo do MASP. Além de trabalhos da esposa e amigos de Modigliani.

   O artista nasceu na cidade italiana de Livorno, numa família judia que foi a falência. Portador de uma saúde frágil desde cedo, Modigliani mudou-se para França, país onde desenvolveu sua arte. Apesar de ter tido contato com obras de grandes artistas como De Chirico, Mondrian, Kandinsky e dos movimentos cubistas e futuristas, Modigliani produziu obras com características próprias. Podemos dizer que ele foi um artista independente, que não aderiu nenhuma das tendências vigentes na Europa.

   Modigliani produziu muitos retratos, principalmente de figuras femininas, que apresentavam faces e pescoços alongados e muitas vezes a nudez. Todavia, a característica mais marcante das pinturas, em minha visão, é o olhar observador de cada pessoa retratada. Apaixonado pela arte, mas entregue à vida boêmia repleta de drogas e álcool Modigliani faleceu aos 35 anos de idade. Sua saúde nunca deixou de ser frágil, mas esse estilo de vida agravou bastante a situação.

Por Priscila Pacheco

Galeria de imagens


Amedeo Modigliani

Jeune Femme
Desenho feito por Modigliani




Nenhum comentário:

Postar um comentário